Remédio para Celulite – 17 Mais Usados

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Remédio para Celulite – 17 Mais Usados

A celulite é um terror para as mulheres de todas as idades. Estima-se que aproximadamente 85% das mulheres, independente do tipo corporal, tenha celulites. Elas costumam aparecer mais frequentemente nas coxas, pernas, nádegas e abdômen.

As covinhas se formam quando você tem glóbulos de gordura sob a pele empurrando o tecido conjuntivo. Geralmente, as celulites aparecem em regiões com mais tecido adiposo, mas outros fatores como idade, hormônios, histórico familiar, inflamação no tecido adiposo, ganho de peso, perda de colágeno, má circulação e sistema linfático deficiente também contribuem para o surgimento.

Além da flacidez, rugas, formação de manchas escuras e desequilíbrios hormonais, estresse, doenças autoimunes ou diabetes, má alimentação, alergias, o hábito de fumar e exposição solar exagerada aumentam a inflamação e também contribuem para o envelhecimento precoce.  

Níveis de celulite

A celulite é classificada geralmente em níveis diferentes, com base na aparência.

  • Grau 1: só pode ser visto ao flexionar os músculos na área afetada.
  • Grau 2: pode ser visto quando os músculos estão em repouso.
  • Grau 3: a pele tem protuberâncias e elevações que são visíveis em todos os momentos.

Remédio para celulite

A celulite costuma incomodar muito, embora ela não seja grave ou prejudicial, é comum que as mulheres que sofrem com ela queiram fazer algo para amenizar a aparência ou para que elas desapareçam.

Atualmente, os remédios para celulite têm sido grandes aliados nos tratamentos, além dos tratamentos médicos que também são opções relevantes. Conheça os remédios para celulite mais usados e veja qual é o mais adequado para você.

Remédios caseiros

1. Massagem

Um remédio caseiro para celulite relevante e super acessível é a massagem. Ela pode ser feita em casa por você ou pode ter a ajuda de um profissional.

A massagem traz muitos benefícios para o corpo, entre eles a redução da celulite. Isso acontece porque ela melhora a drenagem linfática do corpo, além de esticar a pele, e consequentemente o tecido adiposo.

As massagens geralmente utilizam cremes para potencializar os resultados, mas o que realmente trará os resultados serão os movimentos. Vale reforçar que apenas uma sessão não fará milagres, é preciso repetir diversas vezes para obter resultados relevantes.

2. Escovar a seco

Escovar a pele com uma bucha a seco é uma técnica caseira para estimular o fluxo sanguíneo e linfático, além de ajudar na remoção das células mortas e estimular o crescimento de novas células.

Para realizar esse procedimento, você pode usar uma bucha de planta natural ou uma escova de corpo para massagear a pele seca por até cinco minutos. Comece pelos pés e vá subindo, usando movimentos fluidos longos ou movimentos circulares. Um bom momento para realizar a massagem é antes do banho.

3. Óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser um excelente remédio para a celulite. Você pode fazer o seu próprio creme de celulite usando um óleo essencial de toranja redutor de gordura e misturá-lo com óleo de coco para ajudar a hidratar a pele.

Estudos mostram que o óleo de grapefruit (toranja) contém grandes quantidades de enzimas anti-inflamatórias, como a bromelaína, que ajuda a quebrar a celulite e inibe a adipogênese, que é a formação de novas células de gordura abaixo da pele.

4. Creme tópico com cafeína

O creme à base de cafeína é um remédio para celulite que tem a função de aumentar o fluxo sanguíneo para a área e funciona como um diurético. O resultado pode alterar o teor de água da gordura, o que pode reduzir a aparência da celulite.

As pesquisas realizadas com os cremes para o tratamento da celulite evidenciaram resultados mistos. Um estudo descobriu que o creme funciona melhor quando é combinado com uma alimentação mais adequada.

5. Grãos de café

Os grãos de café podem ser usados como esfoliante e é uma maneira popular de remover células mortas e estimular o crescimento de novas células, além de apertar a pele. Faça uma mistura contendo grãos de café e óleo de coco, azeite de oliva ou açúcar. Esfregue suavemente a área que deseja tratar. Você também pode experimentar deixar na pele por 10 minutos antes de enxaguar.

Borras de café podem reduzir a irregularidade, estimular a circulação sanguínea e promover o fluxo linfático. No entanto, não há pesquisa científica para apoiar essas afirmações.

6. Creme com retinol  0,3%

Investir em um creme para ser usado na camada externa da pele contendo 0,3% de retinol pode reduzir a aparência da celulite. O creme deverá ser usado diariamente por no mínimo seis meses para ver os resultados. Se essa for a sua opção, saiba que o retinol pode causar ressecamento, vermelhidão e descamação na pele, além de sensibilidade ao sol.

7. Colágeno bioativo

Um estudo pesquisou a ingestão de suplementos de colágeno em mulheres que estavam com peso acima do recomendado e também nas que estavam dentro do peso adequado, por um período de seis meses. O resultado mostrou uma melhora na celulite: houve uma diminuição observada na celulite nas coxas em mulheres que fizeram a ingestão de peptídeos de colágeno bioativos.

Embora os resultados sejam promissores, mais estudos são necessários para apoiar o papel de qualquer suplemento no tratamento da celulite.

8. Suplemento anticelulite

Suplementos e nutrientes anticelulite podem ser associados a uma dieta saudável e exercícios físicos para o tratamento da celulite. Confira os mais recomendados:

  • Bromelaína e enzimas proteolíticas: As enzimas sistêmicas têm sido usadas com grande sucesso para combater a inflamação e dissolver aglomerados de tecido celular. Suas atividades fibrinolíticas, antiedematosas, antitrombóticas e anti-inflamatórias podem “quebrar” a celulite mais facilmente e eliminar pelo corpo com a ajuda de enzimas.
  • Noz de cola: Muitos estudos realizados com o extrato de noz de cola evidenciaram os seus efeitos positivos para o tratamento da celulite. A erva não contém cafeína, tem propriedades relaxantes e trabalha ajudando a melhorar a elasticidade da pele, tornando-a mais espessa. Essa condição diminui a aparência das covinhas da celulite.
  • Extrato de café verde, manga africana e fucoxantina: Essas são outras opções de suplementos que oferecem benefícios muito semelhantes aos anteriores, citados acima.

9. Água

A água tem a função de manter a hidratação, mas ela também ajuda a eliminar as toxinas que causam o acúmulo de gordura. Além disso, ela também pode ajudar a estimular a circulação e o fluxo linfático.

Como diz o ditado popular, “beber água é um santo remédio”. Além de uma opção de baixo custo, é um importantíssimo remédio caseiro para celulite.

10. Perder peso

Se você está acima do peso, saiba que o emagrecimento trará benefícios para todo o corpo, e também contribui com a redução da celulite. Perder o excesso de gordura corporal pode reduzir naturalmente a aparência da celulite, pois haverá uma redução nos glóbulos de gordura sob a pele empurrando o tecido conjuntivo.

11. Praticar exercícios físicos

Não existe milagre para tratar a celulite, por isso um remédio importante é o exercício. Ele pode ajudar a reduzir a gordura corporal e isso tem impactos positivos no tratamento da celulite, pois torna-a menos perceptível.

Você pode combinar exercícios aeróbicos com treinamentos de força para queimar gordura corporal, tonificar e definir os músculos. Além disso, você pode investir em exercícios localizados para as áreas onde as celulites são mais aparentes.

Tratamentos médicos

Além dos remédios e tratamentos caseiros para diminuir e eliminar a celulite, os procedimentos médicos também podem ajudar muito. Alguns são mais usados e muito procurados nos consultórios e clínicas especializadas. Geralmente, esses tratamentos dependem de aparelhos específicos e de um profissional especializado para realizar o procedimento.

12. Cellfina

É um tratamento feito com uma agulha para quebrar as faixas duras sob a pele para eliminar a celulite. Os resultados desse tratamento são mais rápidos – podem ser vistos em apenas três dias e durar até três anos.

13. Endermologia

É uma massagem profunda que levanta a pele com um equipamento que promove um vácuo. São necessárias várias sessões para ver os resultados, mas eles podem durar até 12 meses. Hematomas na pele podem acontecer após a sessão.

14. Cellulaze

É um laser que rompe as faixas duras sob a pele que tornam a celulite visível. Esse tratamento pode também engrossar sua pele e seus resultados são mais lentos, pois costumam ser visíveis após seis meses ou mais.

15. Ondas acústicas

Este tratamento é específico para reduzir a celulite. As ondas acústicas provocam vibrações no tecido conjuntivo em áreas do corpo propensas à celulite. O resultado é o estímulo e aumento da produção de colágeno, melhorando a aparência, a textura e a elasticidade da pele. Várias sessões são necessárias para ver os resultados.

16. Liberação precisa de tecidos assistida por vácuo

É um tratamento para romper as faixas duras sob a pele que usa um dispositivo contendo pequenas lâminas. Durante as sessões as bandas são cortadas, o que permite que o tecido se mova para cima para preencher a celulite. Os resultados desse procedimento são duradouros, pode se ver os seus efeitos por até três anos.

17. Microdermoabrasão

Usa óxido de alumínio ou cristais de sal para esfoliar a pele. Suas minúsculas partículas esfoliam suavemente a pele envelhecida e estimulam a criação de novas células da pele. Várias sessões são necessárias para que os resultados comecem a aparecer.

É importante ter em mente que o remédio para celulite mais eficiente e duradouro é a mudança do seu estilo de vida. A má alimentação e o sedentarismo contribuem muito com o aparecimento dos furinhos indesejados.

Diminuir o consumo de alimentos processados ​​e com alto teor de açúcar já pode reduzir o acúmulo de toxinas e gorduras no corpo. Aposte em alimentos ricos em fibras como legumes, nozes, sementes e frutas. A fibra colabora com o processo digestivo, diminui a fome e apoia o seu metabolismo para equilibrar os hormônios. Além disso, alguns desses alimentos contêm muitos antioxidantes que ajudam a combater os danos dos radicais livres.

A desidratação é outro ponto importante, pois costuma deixar a celulite mais perceptível. Além da água, você pode incluir alimentos hidratantes como vegetais e frutas frescas, especialmente melão, frutas vermelhas, pepino, aipo, frutas cítricas e ervas frescas.

Ter uma alimentação mais saudável pode promover uma desintoxicação no corpo, resultando na diminuição da celulite e das toxinas armazenadas que contribuem para o quadro. Procure reduzir ao máximo a quantidade de toxinas que você ingere através da dieta e evitar fumar e beber.

Referência Adicionais:

  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4685482/
  • https://www.dermanetwork.org/article/cellulite-treatments/acoustic-wave-therapy
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21839033
  • http://www.nchmd.org/education/mayo-health-library/details/CON-20212580
  • https://www.privatehealth.co.uk/articles/cellulite-treatment-82160/
  • https://health.clevelandclinic.org/the-truth-about-dry-brushing-and-what-it-does-for-you/
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3206221/
  • https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cellulite/symptoms-causes/syc-20354945
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21332811

Você já utilizou algum remédio para celulite que trouxe bons resultados? Sofre muito com essa condição? Em que partes do corpo, especificamente? Comente abaixo!

Dicas e Receitas é um blog de receitas e dicas para o dia-a-dia e bem estar. Nenhuma pesquisa realizada na internet deve substituir o trabalho de um profissional especializado. Consulte seu médico antes de seguir qualquer nova dieta ou atividade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta