7 Benefícios da Pitomba – Receitas e Dicas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Dica: 7 Benefícios da Pitomba – Para Que Serve, Receita, Suco e Dicas

A pitomba é uma fruta originária do Brasil, que é bastante difundida na região Nordeste e encontrada com facilidade por lá e na região Norte, nas ruas e em feiras.

O folclorista Mário Souto Maior contou que ela também é conhecida pelo nome de chiclete de pobre, graças ao fato de poder permanecer bastante tempo girando no céu da boca de quem a consome.

Além disso, a pitomba também é conhecida pelos nomes de olho-de-boi e caruiri e é pertencente à mesma família da jabuticaba. Sua polpa é descrita como esbranquiçada, levemente ácida, doce e dona de um sabor agradável.

Para que serve – 7 benefícios da pitomba 

1. Fonte de nutrientes

A pitomba serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como fibras, ferro, cálcio, potássio, vitamina A e vitamina C.

2. Rica em vitamina C 

A fruta é um alimento rico em vitamina C. De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, o nutriente é requerido pelo organismo para o crescimento e a reparação de tecidos espalhados por todo o corpo.

Além disso, o órgão esclareceu que a vitamina C ajuda a produzir o colágeno, uma proteína necessária para a formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

O Centro Médico ainda explicou que o nutriente é importante para o processo de cura de feridas e para a reparação e a manutenção dos ossos e dentes, auxilia o processo de absorção de ferro e apresenta ação antioxidante.

3. Efeito antioxidante

É justamente por conta da vitamina C que a pitomba possui ação antioxidante.

Os antioxidantes contribuem para o combate aos radicais livres, substâncias maléficas ao organismo que, conforme o Centro Médico a Universidade de Maryland, causam danos ao DNA e cujo acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e com o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração. 

Outras utilidades relacionadas à pitomba e à pitombeira

4. Recuperação de áreas degradadas 

A árvore da pitomba – a pitombeira – pode ser empregada na recuperação de áreas degradadas, graças ao fato de servir de alimentação para diversas espécies de aves.

5. Combate ao apodrecimento do couro

Por conta da presença de tanino em sua composição, as folhas da pitomba são utilizadas para impedir que o couro apodreça ao ser curtido.

6. Combate a fungos e carunchos em plantações

Estudos já mostraram que uma proteína retirada da pitomba promete ser eficiente para combater fungos e carunchos em plantações de cana-de-açúcar e café, além de grãos de feijão e de soja que ficam estocados.

7. Arborização

A árvore da pitombeira também pode ser utilizada na arborização de parques e praças.

A pitomba engorda?

Cada unidade de pitomba apresenta somente sete calorias, ao mesmo tempo em que uma porção de 100 g da fruta carrega 34 calorias e uma porção equivalente a uma xícara contém 54 calorias.

O valor calórico não é muito elevado, certo? Logo, a partir do ponto de vista das calorias, não podemos afirmar que a pitomba engorda, a não ser que a pessoa coma uma quantidade bastante elevada do alimento.

Além disso, a pitomba possui fibras – 0,8 g a cada xícara; 0,5 g a cada 100 g e 0,1 g por unidade. O nutriente é conhecido por auxiliar a promoção da saciedade no organismo, o que torna mais fácil o controle do apetite.

Ainda que o teor de fibras da pitomba não tão seja exorbitante, em uma dieta que o nutriente é consumido de maneira suficiente e equilibrada, a ingestão também equilibrada da fruta pode ajudar nesse sentido. 

Receita de suco de pitomba

Ingredientes:

  • 6 a 8 pitombas bem lavadas e descascadas batidas no liquidificador;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo;
  • 100 ml de água ou mais dependendo da densidade desejada.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e adoçar a gosto.

Confira também nossa dica de 4 Receitas de Iogurte Low Carb.

Observação Importante: Uma nova dieta só deve ser seguida sob supervisão de um especialista Nutricional ou Médico. O Cuidado deve ser redobrado em caso de doenças crônicas.

Dicas e Receitas é um blog de receitas e dicas para o dia-a-dia e bem estar. Nenhuma pesquisa realizada na internet deve substituir o trabalho de um profissional especializado. Consulte seu médico antes de seguir qualquer nova dieta ou atividade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta