11 Benefícios do Anis Estrelado – Para Que Serve, Como Fazer o Chá e Dicas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

11 Benefícios do Anis Estrelado – Para Que Serve, Como Fazer o Chá e Dicas

O anis estrelado precisa ser colhido antes de amadurecer e secado ao sol para endurecer. Só depois disso ele pode ser moído para se tornar um tempero extremamente apreciado ou utilizado para preparar um chá.

Muitas pessoas usam-no para acrescentar mais sabor aos alimentos, mas o que muitas nem imaginam é que estão ingerindo um poderoso ingrediente, repleto de nutrientes e capaz de beneficiar significativamente a saúde.

O anis estrelado associado com uma dieta nutritiva e um estilo de vida ativo pode elevar o patamar da sua saúde e prevenir o desenvolvimento de algumas doenças.

Surpreendente, né? Vamos conhecer os principais benefícios do anis estrelado para a saúde, entender para que ele serve, como consumir e mais algumas dicas.

O que é anis estrelado?

Anis estrelado é o fruto de uma planta nativa das áreas do sul da China e norte do Vietnã. Depois de endurecido, ele é usado inteiro ou moído para ser utilizado como um tempero para vários pratos. O fruto também contém um óleo que é usado para fazer enxaguantes bucais, perfumes, cremes dentais e outros cosméticos.

Ele tem um formato de estrela, que é coerente com o seu nome, um aroma ímpar e um sabor adocicado e marcante. É muito flexível, pois combina com muitos outros ingredientes, e muito nutritivo, o que ajuda a promover a saúde através dos diversos benefícios do anis estrelado.

Para que serve o anis estrelado?

Seu consumo ajuda a abastecer o organismo com nutrientes muito benéficos, capazes de ajudar a gerenciar vários problemas relacionados à saúde.

Por exemplo, o anis contém linalol, que é um álcool natural que no organismo atua como um agente antimicrobiano e anti-inflamatório. Ele também é rico em vitamina C e antioxidantes, o que promove um sistema imunológico saudável, capaz de proteger o corpo contra infecções e doenças.

O anis estrelado é composto de ácido chiquímico, reconhecido pelas suas propriedades antibacterianas potentes, por isso ele é comumente usado como um ingrediente de medicamentos contra a gripe. Outro composto, mas não menos importante, é o anetol, que serve para ajudar a combater o diabetes, câncer e inflamações, ao mesmo tempo em que preserva a saúde do cérebro.

Além disso, estão presentes quercetina, timol, terpineol, ácido cafeico, kaempferol e ácido hidroxicinâmico. Minerais como o ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de gorduras e fibras dietéticas.

Diante de tudo isso, é seguro afirmar que anis estrelado não acrescenta apenas mais sabor para os alimentos, e sim mais benefícios para a sua saúde.

Benefícios do anis estrelado para a saúde

Os benefícios ​​do anis estrelado mais relevantes estão relacionados à sua capacidade de prevenir infecções fúngicas, tratar problemas respiratórios, suportar o sistema imunológico, diminuir o risco de câncer, melhorar a digestão e a circulação, além de ajudar o sono e a pele. Confira todos eles em detalhes:

1. Promove um coração mais saudável

As doenças cardíacas afetam milhões de pessoas em todo o mundo e o anis estrelado pode ajudar a estabilizar o peso, manter a pressão arterial controlada e níveis de colesterol mais equilibrados, além de diminuir a inflamação. Esse foi o resultado de um estudo animal, publicado em 2015 pelo BMC Complementary e Alternative Medicine.

Ele associa esses benefícios do anis estrelado à ação dos potentes antioxidantes presentes no alimento, que são capazes de reduzir o estresse oxidativo, evitando o acúmulo de radicais livres nocivos, o que ajuda a melhorar a saúde do coração.

Ainda que a pesquisa seja limitada, os resultados apresentados já são promissores e animadores.

2. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Estudos evidenciaram que o anetol pode ajudar a manter os níveis equilibrados de açúcar no sangue, regulando algumas das principais enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos. Isso é fundamental para aqueles que sofrem com níveis elevados de açúcar no sangue, pois essa condição pode provocar uma série de sintomas e trazer muitas complicações, se não for gerenciada.

É claro que apenas uma pitada desse tempero não fará milagres, mas conciliar o seu uso com uma dieta adequada pode ser vantajoso.

3. Pode ajudar o organismo a se defender de bactérias

Infecções no ouvido, trato urinário, estômago e tantas outras costumam ser causadas por bactérias patogênicas, algumas inclusive resistentes a antibióticos. O anis estrelado tem propriedades antibacterianas poderosas e pode ajudar o organismo a se defender de bactérias prejudiciais.

Seus efeitos antibacterianos são amplamente estudados e já conhecidos, pois ele tem sido usado para tratar infecções com essa origem há séculos.

O Journal of Medicinal Food publicou um estudo realizado em tubos de ensaio mostrando que as atividades antibacterianas do tempero foram eficazes contra 67 cepas de bactérias resistentes a antibióticos. Outro estudo indicou que o extrato de anis estrelado ajudou a inibir o crescimento de E. coli.

4. Pode diminuir a incidência de células cancerígenas

O nosso corpo é formado por milhares de células que são atacadas a todos os momentos pelos radicais livres. O fato do anis estrelado ser rico em antioxidantes pode ajudar a diminuir essa condição, melhorando as defesas do sistema imunológico, que quando está mais forte e saudável, é capaz de reduzir a mutação de células, minimizando as chances delas se transformarem em cancerígenas, além de impedir a evolução de doenças crônicas.

Alguns estudos realizados com animais mostraram que os níveis de enzimas específicas que desempenham um papel na prevenção do câncer aumentaram, reduzindo a carga tumoral e o estresse oxidativo. Embora seja animador, outros estudos precisam ser feitos para definir quais serão os resultados no corpo humano e comprovar esses benefícios do anis estrelado.

5. Previne infecções fúngicas

Não é somente contra as bactérias que há benefícios do anis estrelado. O alimento evidencia poderosas propriedades antifúngicas e por esse motivo é usado com frequência para o tratamento de micose, comichão, candidíase e até para o “pé de atleta”, além de outras cepas.

As infecções fúngicas costumam ser mais difíceis de tratar, e de acordo com um estudo realizado em tubo de ensaio e publicado no  jornal coreano de micologia médica, o anis estrelado pode ajudar. Os resultados mostraram que o extrato e óleo essencial foram eficientes contra Candida Albicans.

6. Combate à gripe

Os benefícios do anis estrelado no combate à gripe foram constatados através de pesquisas, uma delas publicada pelo Journal of Medical Virology, que descobriu que o ácido chiquímico, combinado com um pigmento vegetal natural chamado quercetina, aumentou relevantemente a produção de células imunológicas em comparação com o tratamento com um especifico medicamento.

Para se ter uma ideia, o ácido chiquímico costuma ser usado pela indústria farmacêutica para preparar medicamentos com essa finalidade. Então, tomar um chá de anis estrelado pode ajudar a tratar problemas como gripe, cujos sintomas mais frequentes são a tosse ou dor de garganta. Ele pode combater a inflamação, além de cuidar da infecção subjacente.

7. Melhora a circulação sanguínea

O ferro pode potencializar a produção de glóbulos vermelhos, maximizando os níveis de energia, o que melhora a circulação e oxigenação nos membros superiores e inferiores. Uma colher de anis estrelado contém aproximadamente 13% da quantidade diária recomendada de ferro, sendo assim, pode ajudar a melhorar a circulação. Dificilmente você vai consumir uma colher inteira dele, então combinar com outros alimentos que também contenham ferro pode ajudar a completar a quantidade que você precisa ingerir.

8. Ajuda o sono

Manter-se acordado depois de uma noite em claro pode ser um desafio, e nessa situação as pessoas buscam formas de tirar o sono para que possam permanecer espertas e produtivas para realizar seus compromissos.

Insônia e outros distúrbios podem comprometer significativamente a qualidade e a quantidade de sono e há benefícios do anis estrelado nesse sentido. Ele contém algumas propriedades sedativas, provenientes de seus antioxidantes e do teor de magnésio presente, e elas são capazes de estimular neurotransmissores que induzem o relaxamento e o sono.

9. Previne o envelhecimento precoce da pele

Os radicais livres afetam demais a nossa saúde, em especial a da pele. Atualmente, estamos expostos a tantas toxinas que estamos envelhecendo precocemente e isso impacta a nossa aparência. Como o anis estrelado contém um alto nível de vários antioxidantes, ele consegue ajudar a combater o estresse oxidativo e isso contribui com a elasticidade e umidade da pele, previne rugas, além de tratar a aparência até das cicatrizes mais antigas e manchas, resultando em uma pele com um aspecto mais jovem.

10. Melhora a digestão

Muitas pessoas consomem o anis estrelado após as refeições com a proposta de promover uma boa digestão. Ele também pode ser eficiente para ajudar a diversificar a flora intestinal saudável que permite que o corpo absorva mais nutrientes e adoeça com menos frequência. Também ajuda com o inchaço e gases. Existem evidências pontuais que indicam esses benefícios do anis estrelado, e geralmente para esses casos são ingeridos os frutos após as refeições.

11. Interage com os hormônios

O anis estrelado pode ter um efeito afrodisíaco em homens, pois pode fornecer mais energia e aumentar o desejo sexual. Já para as mulheres, a sua contribuição está relacionada ao controle das alterações de humor, frequentes na TPM e o equilíbrio do fluxo menstrual.

A sua influência sobre os níveis hormonais ainda é estudada, mas demonstra um efeito considerável em homens e mulheres.

Como usar?

O anis estrelado é fácil de ser encontrado. Geralmente, é comercializado em lojas de produtos naturais e grandes supermercados. Na hora de adquirir, certifique-se de que está comprando o anis estrelado chinês e não o japonês. A versão japonesa pode ser nociva quando ingerida.

Ele pode ser consumido em pó e também na sua versão inteira. O pó geralmente é misturado com outras especiarias, mas pode ser usado sozinho na sopa, caldos, ensopado e, algumas pessoas usam até no café, doces ou sobremesas para aprofundar o sabor e o aroma. A versão inteira é usada principalmente para preparar um chá, que é muito comum em algumas partes do mundo.

Como fazer o chá de anis estrelado?

O chá é muito fácil de preparar. Veja os ingredientes e como fazer:

Ingredientes:

  • 1 xícaras de chá de água;
  • 2 frutas de anis estrelado;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a água em uma chaleira e leve para ferver. Após levantar fervura desligue o fogo e acrescente as 2 frutas de anis estrelado. Abafe e deixe em imersão por 10 ou 15 minutos. Retire o anis estrelado, adicione o mel a gosto e beba ainda quente.

A recomendação é tomar 2 ou 3 xícaras desse chá por dia.

Dicas

Se você não é muito fã de chá ou prefere incluir o anis estrelado na sua dieta de outra forma, veja abaixo algumas dicas de receitas que levam esse ingrediente.

1. Receita de frango picante com anis estrelado

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • 2 peitos de frango sem osso;
  • 2 unidades de anis estrelado.
  • 1 unidade de canela em pau;
  • 3 cardamomos verdes, levemente esmagados;
  • 4 dentes de alho;
  • 4 unidades de pimenta preta (se preferir mais forte coloque 6);
  • 1 maça cortada em lâminas;
  • 1 pimentão verde, aberto;
  • 20g de gengibre fresco, descascado e cortado em tiras bem finas;
  • 2 cebolas médias picadinhas;
  • 8 folhas frescas de curry;
  • 1 colher de chá de açafrão moído;
  • 2 colheres de chá de coentro;
  • ½ colher de chá de pimenta preta moída;
  • ¼ de colher de chá de canela;
  • 400ml de leite de coco;
  • 10 unidades de tomate cereja;

Modo de preparo:

  1. Corte o peito de frango em quatro partes, polvilhe um pouco de farinha, sal, pimenta do reino moída e canela em pó;
  2. Aqueça uma colher de sopa do óleo vegetal em uma panela grande, em fogo baixo. Quando o óleo estiver quente, adicione os pedaços de peito de frango e frite delicadamente, mas não deixe corar. Quando os pedaços de frango estiverem quase cozidos, retire da panela e reserve;
  3. Aqueça as duas colheres de sopa restantes de óleo vegetal e junte a canela, o cardamomo, cravo, a pimenta e a maça. Frite até começar a dourar;
  4. Adicione o pimentão, o gengibre, as cebolas e as folhas de curry, deixando no fogo por mais 4 ou 5 minutos;
  5. Coloque a cúrcuma, coentro, pimenta preta e canela em pó e continue a fritar por mais 2 ou 3 minutos;
  6. Junte o leite de coco e espere até que ele esteja aquecido;
  7. Por fim, adicione os pedaços de frango cozidos e os tomates e cozinhe por mais 3 ou 4 minutos, ou até que o frango esteja completamente cozido.
  8. Sirva o frango com arroz, salsão picado e agrião.

2. Receita de biscoito de anis estrelado

Ingredientes:

  • 1 1/4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de anis estrelado em pó;
  • 1/4 colher de chá de sal;
  • 1/4 colher de chá de creme de tártaro;
  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente;
  • 1 xícara mais 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 ovo grande;
  • 1 colher de chá de canela em pó.

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela junte a farinha de trigo com o fermento em pó, anis estrelado em pó, sal e o creme de tártaro e mexa delicadamente até que todos os ingredientes estejam misturados. Reserve;
  2. Em uma batedeira, coloque a manteiga e bata em uma velocidade média por 30 segundos ou até ficar homogêneo;
  3. Adicione 1 xícara de açúcar e a essência de baunilha à manteiga. Bata por mais 2 minutos ou até ficar leve e fofo;
  4. Junte o ovo e bata mais 1 minuto;
  5. Polvilhe a mistura com a farinha e deixe bater por mais 1 minuto na velocidade mais baixa;
  6. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar por 1 hora.
  7. Abra a massa e faça 24 biscoitos redondos. Em um prato junte 3 colheres de sopa de açúcar e canela e passe os biscoitos na mistura.
  8. Coloque em uma assadeira com papel manteiga, deixando um espaço entre os biscoitos e leve para assar a uma temperatura de 375 graus por 10 minutos ou até que estejam douradas. Não se esqueça de pré-aquecer o forno.
  9. Deixe esfriar e bom apetite.

Efeitos colaterais e advertências

Procure utilizar na sua dieta com moderação. Embora há muitos benefícios do anis estrelado para a saúde e seu uso seja considerado seguro, o excesso pode provocar efeitos colaterais negativos.

Se perceber qualquer sintoma de alergia alimentar após o consumo, interrompa o uso imediatamente e consulte um profissional de saúde.

Algumas misturas podem conter anis estrelado japonês. É comum nas misturas prontas para preparar o chá, por exemplo. Por esse motivo, a especiaria não é recomendada para mulheres que estão amamentando e também para crianças, pois pode provocar vômitos e convulsões, devido à contaminação. Se você tem a certeza de que ele é puro, dificilmente esses riscos estarão presentes.

Outro ponto é que não há evidências exatas para definir a segurança do anis estrelado em mulheres grávidas ou amamentando. Se é o seu caso, o mais prudente é evitar o uso.

O anis estrelado pode oferecer muito mais do que sabor ao seu prato, pois ele é um ingrediente valioso que pode ajudar de várias formas. Faça um favor a si mesmo e comece hoje mesmo a consumir, porque sem dúvida você estará promovendo muitos benefícios para a sua saúde.

Referências adicionais:

  • https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874111003035
  • https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1398-9995.2007.01572.x
  • https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0367326X10002832
  • https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ptr.989
  • https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0254629915004111
  • https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814606008594
  • http://www.mdpi.com/1420-3049/15/11/7558?utm_source=TrendMD&utm_medium=cpc&utm_campaign=Molecules_TrendMD_0

Você já imaginava que havia tantos benefícios do anis estrelado para a saúde? Já tomou o chá de anis estrelado ou consumiu de outras formas em sua dieta? Comente abaixo!

Dicas e Receitas é um blog de receitas e dicas para o dia-a-dia e bem estar. Nenhuma pesquisa realizada na internet deve substituir o trabalho de um profissional especializado. Consulte seu médico antes de seguir qualquer nova dieta ou atividade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta